Rapid Syllable Transition Treatment (ReST)

12/05/2023 14:36

Este site foi projetado para ensinar Fonoaudiólogos a fornecer o tratamento do ReST para as crianças com Transtornos Motores de Fala (TMF). Estudos internacionais (Murray, et al., 2012; 2019; 2021; McCabe et  al. (2022; 2023);  Thomas et al., (2020), principalmente conduzidos na Austrália e nos Estados Unidos, demonstraram que o ReST é eficaz na melhoria da precisão e fluência da fala em crianças com AFI. Os estudos focam em tratamentos intensivos com sessões de curta duração, na qual se enfatiza a produção rápida de sequências silábicas não familiares (psedopalavras) para melhorar a coarticulação, prosódia e precisão dos gestos articulatórios.

Há evidências de que o ReST é eficaz tanto em contextos presenciais, quanto por teleatendimento, com resultados positivos similares para a precisão da fala, indicando a flexibilidade da implementação do método. Pesquisas mostram que o ReST pode ser adaptado para diferentes populações linguísticas e culturais, embora a maioria dos estudos tenha sido conduzida em falantes de inglês. Estudos iniciais também sugerem potencial aplicação em outras línguas com adaptações apropriadas.

No Brasil, Oliveira e colaboradores realizaram a tradução e adaptação cultural do manual do ReST para o português brasileiro, garantindo que os princípios fundamentais do tratamento sejam mantidos e ajustados para as especificidades da língua. Estudos clínicos brasileiros, como o trabalho de Bucci (2023), investigam a eficácia do ReST em crianças brasileiras com atraso motor de fala, incluindo formatos de teleatendimento. Os resultados preliminares indicam melhorias significativas na precisão de produção de fala, similar aos achados internacionais.

Além dos estudos de eficácia, há esforços no Brasil para integrar o ReST em práticas clínicas, promovendo a formação de terapeutas fonoaudiólogos para utilizar essa abordagem de forma eficaz em diferentes contextos de intervenção. Além disso, há um crescimento no interesse por estudos que validem e explorem mais profundamente o ReST, especialmente no que diz respeito às adaptações culturais e linguísticas.

Esse panorama indica que o ReST é uma abordagem promissora e amplamente eficaz, tanto em contextos brasileiros quanto internacionais, para o tratamento de transtornos motores de fala em crianças.

Docente responsável: Profa Dra Aline Mara De Oliveira

Professora Adjunta da Departamento de Fonoaudiologia da Graduação e da Pós Graduação em Fonoaudiologia e da Linguística da  Universidade Federal de Santa Catarina UFSC;

Coordena atualmente um projeto de pesquisa que busca investigar aspectos da fala, da avaliação e intervenção de crianças com transtornos dos sons da fala associado ou não com comorbidades neurotípicas supervisionando pesquisas de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado.

Atualmente, está desenvolvendo o tutorial de avaliação e terapia (biofeedback) utilizando a ultrassonografia de língua para o Português Brasileiro em uma pesquisa de pós doutorado supervisionada pela Profa Joanne Cleland (University of Strathclyde, Glasgow, Escócia).

• Dedica-se ao aprimoramento do ReST para o Português Brasileiro;
  • Desenvolvimento e adaptações linguísticas e culturais instrumentos de avaliação e de metodologias de tratamento de crianças e de adolescentes com transtornos dos sons da fala com e sem comorbidades;
  • Análise da produção de fala de crianças brasileiras com desenvolvimento de fala típica e atípica;
  • Comparação de tratamentos precoces voltados para os transtornos da comunicação e para os transtornos dos sons da fala;
  • Estudo da efetividade da ultrassonografia de fala na avaliação e no tratamento (biofeedback) de crianças e adolescentes brasileiras com transtornos dos sons da fala;
  • Desenvolvimento de tecnologia aplicada na avaliação e no tratamento de crianças com distúrbios da comunicação e para os distúrbios dos sons da fala.

Referências sobre o tema:

1. OLIVEIRA, B. de; OLIVEIRA, A. M. de. Tradução e adaptação cultural do manual de intervenção terapêutica Rapid Syllable Transition Treatment (ReST) para o português brasileiro. CoDAS [Internet], v. 35, n. 2, e20210257, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021257pt. Acesso em: [inserir data de acesso].
  2. OLIVEIRA, A. M.; SILVA, J. N.; SILVEIRA, G. S. Abordagem Rapid Syllable Transition Training – ReST. In: WERTZNER, H. F.; MOTA, H. B.; KESKE-SOARES, M. Transtornos dos Sons da Fala. Carapicuíba: Pró-Fono, 2024. p. 327-336.
  3. OLIVEIRA, A. M. de; NUNES, I.; CRUZ, G. S. da; GURGEL, L. G. Métodos de avaliação da apraxia de fala na infância: revisão sistemática. Audiology – Communication Research (ACR), v. 26, p. 1, 2021.
  4. OLIVEIRA, A. M.; VESCHI, G. V.; POLLI, L.; ESPERANDINO, C. E.; BERTI, L. C. Speech production measures in Brazilian Portuguese children with and without Speech Sound Disorder. In: BABATSOULI, E. (Ed.). On under-reported monolingual child phonology. Bristol: Multilingual Matters, 2020. v. 1, p. 380-400.
  5. BUCCI, A. C. F. Efeito da intensidade do tratamento ReST por meio de teleatendimento em crianças com atraso motor de fala [recurso eletrônico]. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Florianópolis. Orientadora: Aline Mara de Oliveira.