Lista de verificação de prontidão para o Fonoaudiólogo

Lista de verificação de prontidão para o TSR

O ReST pode não ser o tratamento adequado para todas as crianças, famílias ou terapeutas, dessa forma, é importante que o Fonoaudiólogo e os pais (ou outro responsável) discutam juntos se o ReST é o tratamento certo para o filho deles.

Essas perguntas irão ajudar você a identificar se uma criança é semelhante às crianças que participaram anteriormente da pesquisa. Se você puder dizer “sim” a todas essas perguntas, então a criança é semelhante às da pesquisa e provavelmente irá experimentar resultados positivos semelhantes, supondo que o ReST seja fornecido de acordo com o manual que trabalha com pseudopalavras.

Se você responder “não” a uma ou mais perguntas, o ReST pode não ser a escolha certa para a criança e outros tratamentos baseados em evidências podem ser mais adequados para a criança. Dizer “não” a qualquer uma das perguntas significa que a sua criança não é semelhante às da pesquisa. Neste caso, trata-se de um julgamento clínico sobre se os possíveis benefícios não comprovados superam os possíveis danos (como desperdiçar tempo e dinheiro, desencorajar a criança, deixando de progredir na terapia).

Seja qual for a sua escolha, observe que pode levar várias sessões antes que você possa ver uma mudança mensurável na fala da criança. Geralmente, uma vez que a criança inicia um bloco de ReST, é indicado completar as 12 sessões.

Perguntas sobre a aptidão da criança e da família S/N
A criança tem diagnóstico de AFI?
Idade entre 4 a 13 anos?
Se for entre 4-5 anos:
– a criança é resiliente? Ela tolera algum nível de fracasso sem desistir?
– a criança fez pelo menos um bloco de terapia anteriormente ou iniciou a escolarização formal?
A criança tem pelo menos 4 consoantes consistentes?
A criança tem pelo menos 4 vogais consistentes?
A AFI é o único diagnóstico de desenvolvimento significativo?
A criança consegue tolerar cerca de 10 minutos de terapia com exercícios?
A criança consegue tolerar uma sessão de terapia fonoaudiológica de 50 a 60 minutos?
Seu filho consegue tolerar o realizar produções incorretas?
Você, como pai ou mãe, pode tolerar que seu filho realize produções incorretas?
A criança pode receber tratamento por um terapeuta pelo menos duas sessões por semana, por 12 sessões?

Perguntas sobre a aptidão do terapeuta S/N
Você pode manter um programa pré-definido?
Você é resiliente se as crianças estão tendo sucesso limitado nos estágios iniciais da terapia?
Você poderia dar feedback apenas sobre algumas das produções da criança?
Você pode obter dados clínicos antes do tratamento, a cada 4 sessões e após o tratamento em palavras reais, a fim de verificar se o trabalho que você está fazendo na terapia ReST está fazendo a diferença na fala do dia a dia da criança?

Clique aqui para baixar e imprimir a Lista de Verificação de Prontidão para o Fonoaudiólogo

Para o terapeuta refletir: O que você precisa fazer para garantir seu conhecimento da prosódia e da precisão da sua transcrição?

Para mais informações

Dra Aline Mara de Oliveira