Conceitos importantes

Conceitos importantes

A terapia ReST é baseada em três conceitos linguísticos, cognitivos e motores: fonemas, acento lexical e coarticulação. Cada um desses conceitos é demonstrado no Manual do Terapeuta

As crianças deverão ser ensinadas a usar cada parâmetro simultaneamente durante a Fase de Treinamento (Pré-prática) do ReST. Na Fase Prática, os julgamentos de correto e incorreto são feitos a partir do sucesso da criança se apropriar dos três componentes da fala simultaneamente (caso ela falhe em um dos componentes, o terapeuta irá considerar como erra a tentativa de produção.

Fonemas (fones)

O parâmetro relacionado aos fones (fonemas) refere-se à precisão da produção na fala da criança, ou seja, a produção foneticamente esperada para o Português brasileiro. Para ensinar os sons-alvo, você pode usar as dicas e técnicas que usa em outras terapias de fala (por exemplo: Terapia baseada nos Princípios de Aprendizagem Motora, Modelo de ciclos, Modelo de pares mínimos/oposições máximas, etc). Algumas crianças precisarão de orientações fonológicas, algumas crianças precisarão de estratégia de articulação e outras precisarão aprender a diferença entre ressonância nasal e não nasal, para que o componente de ressonância dos sons esteja adequado.

Acento lexical

O acento lexical é o conceito para representar a acentuação tônica (sílabas tônicas e átonas) de uma palavra. Muitas crianças com Transtorno Motor de Fala têm dificuldade com esse parâmetro, podendo acontecer omissão de sílabas fracas, uso de acento igual em todas as sílabas ou distorções de vogais ao realizar vogais curtas com duração mais alongada.

Para tornar uma sílaba acentuada, nós precisamos aumentar a duração (mais longa), a intensidade (mais intensa) e a frequência (mais aguda). Qualquer uma dessas mudanças é suficiente para tornar uma sílaba tônica. Para produzir uma sílaba fraca ou átona, ocorre o oposto, ou seja, ocorre diminuição na duração (mais curta), na intensidade (mais fraca) e na frequência (mais grave).

Na terapia ReST, geralmente começamos com sílabas tônicas e de parâmetro mais longo, pois sugere-se ser mais fácil de ensinar e que se faz visualmente acessível. Ensinar o acento lexical pode exigir o ensino dos conceitos de longo-curto; forte-suave ou alto-baixo, embora as crianças, em alguns casos, possam adquirir o acento de forma precisa sem entender os conceitos explicitamente.

Faça o uso de metáforas, pistas visuais, modelagem e demonstrações para ensinar o acento lexical. Alguns exemplos para ilustrar as diferenças acentuais podem ser por meio do uso de blocos, linhas longas e curtas no papel, ou imprimir as pseudopalavras com sílabas tônicas grandes e as sílabas átonas pequenas.

Coarticulação

A coarticulação refere-se à produção dos gestos articulatórios durante a fala, nos quais se sobrepõem resultando em uma sequência de segmentos contínuos e resultante em uma fala fluente.

As crianças com TMF podem ter segregação de sílabas, na qual as sílabas dentro das palavras são separadas umas das outras de forma inadequada como resultado da  dificuldade de coarticulação. Tais produções são erros de suavidade que você pode encontrar em crianças com TMF.

A maioria dos terapeutas pode identificar prontamente hesitações, tateios e recomeços não esperados para o alvo a ser produzido, no entanto, alguns fonoaudiólogos podem ter dificuldades em identificar a segregação de sílabas. É sugerido que se você não conseguir reconhecer essa dificuldade, ou seja, se você não tiver certeza se houve algum erro, você deve julgar uma produção como incorreta.

Ao ensinar a coarticulação você pode usar pistas visuais como imagens, metáforas, modelagem e demonstrações. Alguns exemplos incluem elos em uma corrente, bonecas, crianças de mãos dadas, um trem e vagões de trem sendo unidos. A demonstração pode incluir o uso de blocos que são colocados juntos ou separados por uma lacuna.